SEGUIDORES

15 de janeiro de 2017

A moral da Moody’s …

afinal, é uma m…



foto: greece.greekreporter.com


A agência de notação financeira Moody’s manteve, esta sexta-feira, inalterado o rating de Portugal em Ba1, optando por não fazer uma nova avaliação.

Já estamos habituados.

No entanto, esta agência acordou pagar uma multa de 864 milhões de dólares pelo seu papel na sobreavaliação de obrigações hipotecárias de alto risco, antes da crise de 2008, não cumprindo “com os seus próprios critérios de avaliação de crédito e falhou no seu compromisso com a transparência no período prévio à grande recessão”, afirmou em comunicado o procurador-geral adjunto dos Estados Unidos, Bill Baer.

Segundo a investigação do Departamento de Justiça foi demonstrado que “a Moody’s enganou os investidores ao inflacionar a qualidade de créditos hipotecários durante os anos prévios ao colapso financeiro de 2008”.

A Moody's, diz o Departamento de Justiça, “assumiu ter alterado as suas metodologias, sem que o público e os seus clientes fossem informados disso” e “colocou em xeque todo o processo de avaliação do risco dos activos que se oferecem aos investidores, ao manipular a sua própria metodologia para preservar o negócio e conservar os clientes.

Os Estados Unidos já haviam multado “a agência  Standard & Poor’s (S&P) em 1.325 milhões de dólares”, em 2015, “por inflacionar obrigações hipotecárias de alto risco e, no ano passado, a Godman Sachs, com quem alcançaram um acordo por 5.100 milhões de dólares”.

“A multa mais alta imposta pelo Governo dos Estados Unidos pela crise do ‘subprime’ foi aplicada em 2014 ao Bank of America, cerca de 16.500 milhões de dólares, enquanto recentemente o Deutsche Bank acordou pagar 3.100 milhões de dólares”.

fontes:



1 comentário:

Ju disse...

"A moral da Moodys'..." - a Moodys não etm qualquer moral - e já sabemos disso há muito tempo!...