SEGUIDORES

3 de março de 2006

Carnaval em Benguela e Moxico

"Bravos da Vitória" da Catumbela conquista em Benguela

O grupo carnavalesco "Bravos da Vitória" da comuna da Catumbela (Lobito) conquistou terça-feira o 1º lugar da edição 2006 do Carnaval na província de Benguela, cujo prémio está avaliado em dois mil dólares americanos.
O segundo classificado foi o grupo do Magistério Primário de Benguela e o terceiro o "Água e Luz" do Lobito.
O grupo Água e Luz existe desde a década de 50 e conquistou várias edições até 1975. Na altura era considerado um dos melhores grupos do país.
Alguns espectadores contactados pela Angop referiram que a presente edição foi menos espectacular do que nos anos anteriores. Nesta edição do Carnaval, atribuiu-se o prémio Cuca equivalente a 800 dólares americanos ao Bloco Branco do Lobito e ao Bloco Amarelo, a distinção de melhor rainha.
O desfile realizado no largo 1º de Maio contou com a participaram de 17 grupos carnavalescos provenientes dos municípios de Benguela, Baia Farta e Lobito, no largo 1º de Maio.
O grupo Bravos da Vitória foi vencedor da edição passada.
Entretanto, o grupo carnavalesco Comité do Festival Tradicional Luvale (Cofetral) venceu a edição do Carnaval/2006, no Moxico, ao somar 330 pontos da classificação geral.
O grupo, na sua exibição mostrou os usos e costumes da região leste e deixou mensagem para a preservação da cultura nacional, tendo recebido 100 mil kwanzas, valor do prémio.
Na segunda e terceira posições, ficaram os grupos "Havemos de Voltar" e "Enxame de Abelhas", com 329 e 311 pontos, respectivamente, cabendo ao primeiro 75 mil kwanzas e ao segundo 50 mil kwanzas.

Jornal de Angola, 2.03.2006

Sem comentários: