SEGUIDORES

26 de julho de 2006

Novas da Cultura


Discos de prata

Carlos Burity, Caló Pascoal e Yola Araújo receberam discos de prata da distribuidora "Ngola Música", por terem sido vendidas mais de 10 mil cópias dos seus discos Zwela Okidi, Santa Mariazinha e Um pouco Diferente, respectivamente.





Dia Kassembe lança livro de estórias
Dia 14 na União dos Escritores Angolanos, com a chancela da Editorial Nzila, a
escritora angolana Dia Kassembe lançou o livro de estórias Os amores das sanzalas.
O acto foi precedido de uma conferência de imprensa para anúncio da 1ª Bienal Internacional do Livro de Luanda. Este importante evento, que decorrerá em Luanda, de 2 a 9 de Dezembro, sob o lema "Mais Leitura, mais Cultura", consistirá na expo-venda de literatura académica e generalista, sendo uma iniciativa da União dos Escritores Angolanos (UEA)., Editorial Nzila e da ONG Causa Solidária.


Fortalezas de Luanda valorizadas
Os Ministérios da Cultura (Mincult) e da Hotelaria e Turismo criaram, em despacho conjunto, uma equipa técnica encarregada de avaliar e elaborar propostas para a utilização e conservação das fortalezas de São Miguel, Penedo e São Pedro da Barra, todas localizadas em Luanda.

Óscar Gil conclui rodagem de mini série
Em 22 dias de filmagens, a Óscar Gil Produções conseguiu terminar a rodagem da mini série televisiva "Vidas a Preto e Branco", que esteve paralisada por dois anos, devido a falta de financiamento.
A estreia da obra audiovisual está prevista para Setembro do ano em curso.

Paulo Flores na Womex
O músico angolano Paulo Flores faz parte da lista de artistas estrangeiros convidados a participar, de 25 a 30 de Outubro, na Feira de Música do Mundo, também denominada Womex, a acontecer na cidade espanhola de Sevilha.


“Absoluto”, 13 obras de Hildebrando de Melo
"Em que lugar, em que tempo estamos?
Estamos hoje e aqui. O Passado não existe, perdeu-se. Vivemos na crista de uma onda em que, na verdade, nada muda. Tudo é imutável e, contudo… move-se.
A subtileza desse movimento, porém, induz uma apreciação relativa do tempo, cuja verdadeira essência e importância nos escapam.
Qual é, então, o segredo do tempo? O seu movimento?
Na verdade, estamos perante todo um jogo de ilusões. O tempo é fruto da ilusão do espaço em movimento.
E, contudo, a luz que chega das estrelas longínquas foi emitida há tanto tempo, que muitas delas já não existem. Mas delas ainda vemos a luz.
É nesta reflexão que importa ler o Absoluto que Hildebrando de Melo pinta. E como pinta. E, quiçá o mais misterioso, porque pinta. E para quem."

Manuel Dionísio (in convite para a inauguração)

“Absoluto”, 13 obras de estilo expressionista de Hildebrando de Melo, patentes até 17 de Agosto no Hotel Globo (R. Rainha Ginga, 100). A mostra inscreve-se no âmbito da Trienal de Luanda.

»»» ler mais sobre a Exposição

Tantã Cultural nº 221 13-19.julho.2006


Homenagem
No passado dia 12, o Estado brasileiro, através da sua Embaixada em Angola, outorgou a Medalha da Ordem do Mérito Cultural à antropóloga Ana Maria de Oliveira e ao escritor Pepetela.
A insígnia premeia personalidades brasileiras e estrangeiras que se distinguem pelas relevantes contribuições por si prestadas à cultura.


No top musical, de pedra e cal
"Crioula do Sal", de Eduardo Paim, lidera o Top 10 da música africana da Rádio e Difusão Portuguesa (RDP-África) há duas semanas.

Tantã Cultural nº 222 20-26.julho.2006

Sem comentários: