SEGUIDORES

3 de março de 2006

Carnaval em Luanda

União 10 de Dezembro vence Carnaval de Luanda

João Bastos

O grupo União 10 de Dezembro é o grande vencedor da 28ª edição do Carnaval de Luanda ao totalizar 641 pontos, no desfile central do Entrudo, realizado terça-feira na Avenida Marginal.
De acordo com os resultados divulgados ontem pelo jurado, a classificação da classe «A» (adultos) ficou ordenada da seguinte maneira: segundo colocado com 625 pontos o União Kabocomeu; terceiro União 54 (578 pontos); quarto União Mundo da Ilha (577 pontos); quinto União Kiela (564 pontos) e sexto União Kazucuta do Sambizanga (545 pontos).
Para a mesma categoria ocuparam as duas últimas posições os grupos carnavalescos União estrela do Povo e União Kwanza com 358 e 341 pontos, respectivamente. Neste contexto, descem para o escalão «B», os grupos União Kwanza, Jovens do Mukuaxi, Amazonas do Prenda, Estrela do Povo, Dimba dya Ngola e Tonessa.
Na Classe «B», também de Adulto, o grupo Sagrada Esperança venceu com 475 pontos. Nas restantes posições ficaram o União Jovens da Cacimba (444 pontos), Comandante Kwenha (395 pontos), Operários do Rangel (356 pontos), Café de Angola (339 pontos), Bondosos (334 pontos) e Angola Independente (327). A julgar pela classificação, os seis grupos ascendem ao escalão principal na próxima edição do Carnaval.
Na categoria de infantis, após um empate técnico registado na primeira contagem entre os grupos União Cassule 54 e Amazonas com 380 pontos, o júri reuniu de imediato e recorreu ao voto do seu presidente como mecanismo de desempate e este atribuiu vitória ao grupo União Cassule 54, com 381 pontos.
As posições seguintes foram preenchidas pelo União Cassule do Amazonas (380 pontos), União Cassules/Jovens da Cacimba (365), União Esperança do Futuro com 364 pontos, que permanecem nessa categoria na próxima edição.
De acordo com o director provincial da Cultura, Manuel Sebastião, o processo de votação foi o mais democrático possível, na medida em que foi constituído um júri com experiência no domínio da música, alegoria, canção e bandeira para cada classe.
Por seu turno, o presidente do júri da classe «A», Carlos Lamartine, afirmou que em termos competitivos a presente edição do Carnaval de Luanda foi a mais disputada de sempre, a julgar pela preparação, indumentária e canções apresentadas pelos grupos, bem como a grande mobilização da população. Carlos Lamartine garantiu que a classificação dos grupos é fruto do desempenho que cada um deles teve na terça-feira, aquando do desfile na Avenida Marginal. Reconheceu, por outro lado, o empenho dos grupos na tentativa da busca de um melhor desempenho.
Note-se que os prémios aos vencedores serão entregues sábado, às 16 horas, no centro recreativo e cultural Kilamba.
Aos primeiros classificados da classe «A» estão destinados os seguintes valores monetários: 30 mil dólares para o primeiro, 20 mil para o segundo, 12 mil ao terceiro, USD 10 mil para o quarto colocado e oito mil dólares reservados ao quinto.

Jornal e Angola, 2.03.2006

Sem comentários: