SEGUIDORES

5 de agosto de 2006

Novas da Cultura II




ANGOLA

Ilha do Mussulo
crédito : Fernando Manuel Antunes

O 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi assinalado pelo Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões (CLP/IC) de Benguela com o lançamento da obra Chiquito da Camuxiba, da escritora angolana Chó do Guri, prémio de Literatura Africana do Instituto Marquês de Valle Flor 2003.
Na oportunidade Manuel Pracana Martins, Cônsul-Geral de Portugal, leu uma mensagem do Presidente da República, Cavaco Silva, alusiva ao acto.

Foi inaugurada no Centro Cultural Português de Luanda, a 3 de Julho, a exposição Réplica e Rebeldia: Artistas Plásticos de Moçambique, Angola, Cabo Verde e Brasil.
Antes de se instalar em Luanda esta mostra, produzida pelo IC e já referenciada no Angola Haria, iniciou a sua carreira internacional em Moçambique, a 3 de Julho no Museu Nacional de Arte de Maputo, onde esteve patente durante dois meses.
A exposição é composta por 150 obras de 30 artistas do “atlântico negro de expressão portuguesa”que, vivendo em contextos de pós-guerra e com recursos reduzidos, nunca puderam divulgar os trabalhos dentro e fora dos seus países.


ÍNDIA

Taj Mahal
crédito : http://www.farhorizon.com/India/images-india ac. 4.08.2006


Teve lugar entre os dias 10 e 13 de Junho, em Kolkata, o Festival de Cinema Português numa organização do CLP/IC de Nova Deli.
Foram exibidos os filmes:
de Fernando Lopes, O Delfim (2002);
de José Álvaro Morais, Peixe Lua (2000);
de José Sá Caetano, Maria e as Outras (2004);
de Luís Filipe Rocha, A Passagem da Noite (2003);
de Manoel de Oliveira, Um Filme Falado (2003);
e de Margarida Cardoso, A Costa dos Murmúrios (2004).


MACAU

Mosteiro de Pou Tai Un
crédito : http://www.macautourism.gov.mo/english/photo_gal2_en.phtml ac. 4.08.2006

Esteve patente, de 8 de Junho a 1 de Julho, na Galeria da Livraria Portuguesa de Macau, uma exposição de aguarelas de Lai Ieng *, promovida pelo Instituto Português do Oriente.

A mostra, intitulada Lugares de Portugal, reuniu obras realizadas pelo pintor macaense durante várias visitas a Portugal.
Lai Ieng já expôs, para além de Macau, em Portugal, Canadá, Cantão, Xangai e Hong Kong.


MOÇAMBIQUE

Ilha de Moçambique
crédito : http://www.templeworld.com/africa/mozambique.htm ac. 4.08.2006

Decorreu entre 13 e 16 de Junho, na sala de conferências do CLP/IC de Maputo, no âmbito do programa Novo Cinema Gulbenkian – Programa Gulbenkian – Criatividade e Criação Artística, uma mostra de cinema composta por filmes produzidos nos cursos de realização, documentários, realização de cinema e encenação de ópera, ministrados sob a égide da Fundação Gulbenkian.
A mostra constou da exibição de 20 filmes, documentários e curtas-metragens de ficção, alguns já premiados em festivais internacionais.

De 8 a 17 de Junho estiveram expostas, na galeria do CLP/IC de Maputo, as obras vencedoras do Prémio Instituto Camões para o Conto e Banda Desenhada 2005, dirigido a estudantes de Escolas Secundárias Gerais, Ensino Médio, Técnico e Universitário.
O 1º Prédio do Conto foi atribuído a Manuel Jesus Joaquim, o 2º a Francisco Jaime Absalão e o 3º a Lucílio Orlando Manjate. Na modalidade BD foi apenas atribuído o 1º Prémio, a Rui Vaquina dos Santos, e uma Menção Honrosa a Titos Moisés Pelembe.


SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

São Tomé e Príncipe
crédito : http://www.corpodapaz.com ac. 4.08.2006

Decorreu, de 9 a 15 de Junho, a Semana de Língua Portuguesa organizada pelo CLP/IC.
Isabel Leiria, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi a convidada de honra e orientadora da conferência O Português em África e da Acção de Formação para Professores de Língua Portuguesa.
Do encontro fizeram ainda parte a exposição Os Espaços do Crioulo e a final das Olimpíadas da Língua Portuguesa.


fonte:
Suplemento Camões, nº 102
in:
JL-Jornal de Letras, Artes e Ideias, 2-15.08.2006



*
Lai Ieng começou a pintar aguarelas em 1970.

Explora cada canto de Macau, cada rua, para captar a essência da vida da cidade e do seu povo.
Os tons doces do seu trabalho retratam os detalhes naturais da paisagem citadina e inflamam de nostalgia as suas memórias.
Os trabalhos de Lai manifestam um amor enraizado por Macau e uma grande afeição pelo passado.




adaptado de http://www.macautourism.gov.mo/news ac. 04.08.2006

Sem comentários: