SEGUIDORES

29 de novembro de 2010

Os crimes de Estaline

O presidente russo, Dimitri Medvedev, vai lançar uma campanha de “desestalinização” da Rússia, lembrando a população dos crimes cometidos pelo ditador soviético Josef Estaline.


O papel de Estaline na história russa é o tema de uma reunião, em Janeiro, entre Medvedev e membros do Conselho de Direitos Humanos do Kremlin, indicaram alguns convidados da reunião, citados pelo jornal económico “Vedomosti”.

O Conselho elaborou um projecto de programa federal que tem como objectivo homenagear as milhões de vítimas da repressão estalinista.

O projecto inclui a abertura completa dos arquivos soviéticos, operações de procura de pessoas mortas nos campos e a instalação de novos monumentos para lembrar as vítimas.

O Conselho de Direitos Humanos também pede a Medvedev que “faça uma abordagem política e jurídica dos crimes do totalitarismo”.

A era Estaline caracterizou-se na Rússia por um regime de terror e pela execução ou o envio de milhões de pessoas para os gulags. A Câmara Baixa do Parlamento russo (Duma) aprovou, na sexta-feira, uma declaração que reconhece como “uma tragédia” ordenada por Staline o massacre de milhares de oficiais polacos, em 1940, em Katyn.

A atitude em relação ao ex-ditador é ambígua na Rússia, onde ele é percebido cada vez mais como um tirano.

Alguns, no entanto, ainda o vêem como herói da vitória sobre os nazis na Segunda Guerra Mundial.



Os crimes de Estaline, Jornal de Angola online, [url] http://jornaldeangola.sapo.ao/19/46/os_crimes_de_estaline, 28.11.201

 
A notícia saiu no "Jornal de Angola", o que me suscita uma pergunta:
 
Para quando o mesmo em Angola?

Sem comentários: