Irene Guerreiro capitã do Interclube
Fotografia: Jornal de Angola
O Interclube é o novo campeão africano sénior feminino de basquetebol, mercê do triunfo por 77-63 diante do Desportivo de Maputo (Moçambique), na final da 26ª Taça de África de Clubes, ontem disputada na cidade tunisina de Bizerte. Com 39-35 ao intervalo, as polícias destronam o First Bank da Nigéria, que não conseguiu melhor do que a quarta posição.
Apesar de não ter entrado bem na partida, o Interclube conseguiu dar a “volta ao texto” e aos poucos foi anulando as principais unidades da formação do Desportivo de Maputo, que esteve muito bem nos cinco primeiros minutos e cem porcento de eficácia nos lançamentos triplos, que obrigou o técnico Apolinário Paquete a mexer na equipa, fazendo entrar a veterana Irene Guerreiro, alteração que acabou por surtir efeito.
À passagem do minuto dez e fruto da marcação individual a todo o terreno, o Interclube coarctou todas as iniciativas de ataque e contra-ataque das moçambicanas, passando a partir daí a comandar as operações dentro da quadra, tirando também proveito do nervosismo que se apossou nas hostes da equipa moçambicana.
Veio o intervalo com as angolanas a conseguirem uma vantagem de quatro pontos (39-35), suficiente para moralizar o conjunto. Aliás foi o que se verificou no terceiro quarto com as pupilas de Apolinário Paquete, com saídas rápidas para as acções ofensivas, na maior das vezes em vantagem numérica, finalizando em situação de ponto e falta.
A vitória do Interclube começou a desenhar-se nos primeiros minutos do derradeiro quarto, com a equipa angolana a conseguir uma vantagem de dez pontos, deixando as moçambicanas sem capacidade de reacção e impotentes para travar o ímpeto ofensivo das novas campeãs africanas.
O Interclube de Angola é a segunda equipa do país a conquistar a Taça dos Campeões Africanos, depois do feito do 1º de Agosto em 2006, em Libreville.
A medalha de bronze ficou com o ABC da Côte d’Ivoire que venceu o First Bank da Nigéria por 58-55. Na partida do quinto e sexto, o CSA de Abidjan venceu o Bizerte da Tunísia por 64-58 e o INJS dos Camarões terminou na sétima posição após triunfo frente ao Arc-en-Ciel da RD Congo pela marca de 74-43.
Eis, como ficou ordenada a tabela classificativa final:
1º-Interclube de Angola
2º-Desportivo de Maputo
3º-Abidjan Basketball Club
4º-First Bank Basketball Club
5º-Club Sportif d'Abidjan
6º-Club Sportif Féminin Bizerte
7º-INJS Basketball
8º-Arc en Ciel
9º-Basket-Ball Club Mahamasina
10º-Saint-Louis Basket Club.
FERREIRA, António. Angolanas campeãs africanas, Jornal de Angola online, [url] http://jornaldeangola.sapo.ao/16/0/angolanas_campeas_africanas, 28.11.2010
Sem comentários:
Enviar um comentário