SEGUIDORES

24 de março de 2008

Luanda-a-Velha ou Luanda-a-Nova? III











3. Luanda-a-Nova

Neste tempo consumista em que vivemos, quando as pernas de uma cadeira se desengonçam é mais apropriado comprar uma nova mobília completa.

Os Bancos estão aí para ajudar. Fazem empréstimos ao preço da uva mijona, sem entrada e sem juros, com prazos a perder de vista e sem necessidade de garantias. Há até aqueles que nos pagam o seguro do carro e as contas da água, luz, telefone, internet e TV Cabo. É por estas e por outras que se diz que o Prémio Nobel da Paz de 2006 foi mal atribuído a Muhammad Yunus, porque o que ele faz é a mesmíssima coisa que fazem os grandes bancos capitalistas. Isso e muito mais: os grandes bancos, na Páscoa, põem à disposição dos clientes, nos seus balcões, tigelinhas de cristal com amêndoas e caramelos, oferecem serpentinas pelo Carnaval e cartões de boas festas no Natal. A Banca usurpou as funções das Misericórdias.

Voltando à pacassa fria, é mais fácil comprar o novo do que consertar o velho. No estado em que se encontra Luanda, diz-se à boca cheia, é melhor construir uma capital nova. Esta questão não é de agora mas acentuou-se nos últimos tempos, segundo me confidenciou um amigo que visitou Angola há pouco tempo. Contou-me isso e mais: que Luanda está edificada sobre uma mina de diamantes e é por essa razão que os governantes não se interessam em renovar ou requalificar a cidade. Deixa-se apodrecer e depois é só catar diamantes.

Mujimbos [5] à parte, o certo é que, segundo esse amigo, Luanda-a-Nova já está em construção, de Belas para sul. O ministro diz que é mentira, mas não deixa de esconder o gato com o rabo de fora:

“Diríamos que, quando se fala em nova capital, significa, essencialmente, a transferência, por assim dizer, do centro superior do poder político. Do que eu saiba, isto não está ainda na agenda do Governo”. [6]

1. Antes que tudo, caro Ministro, quando se fala em capital, em Angola, sabe tão bem como eu, fala-se de Luanda-a-cidade.

2. O que está verdadeiramente em causa é algo mais do que o “centro superior do poder político”.

3. Quando diz que “não está AINDA na agenda do Governo” quer significar que não há fumo sem fogo!? Mentira?

4. O que é necessário esclarecer: aquilo que está a ser construído para sul de Belas,
a) é uma nova cidade,
b) ou apenas está a ser posto em prática o plano de urbanismo que, afirmou V.Exª na entrevista citada, ainda está em estudo… e nem sequer tem competências atribuídas?

admário costa lindo













[5]
Boatos.
[6] Sita José, entrevista citada.


Para ler na íntegra a entrevista de Sita José:
aceder ao “Jornal de Angola online/
fazer a pesquisa por “criação de uma nova capital”.



imagens Google Earth 24.03.2008:
1. Sambizanga e Mercado Roque Santeiro
2. São Paulo
3/8. Belas


início do artigo
««« o Pesadelo


»»» Maka no Fórum
comenta, discute, refila…


Sem comentários: