SEGUIDORES

27 de agosto de 2007

Afrobasket 2007


A selecção angolana venceu, pela 9ª vez, o Campeonato Africano Sénior Masculino de Basquetebol (Afrobasket 2007) ao bater na final, na Cidade Desportiva em Luanda, a selecção dos Camarões por 86-72.

Foi o seguinte o percurso da Selecção Angolana:

1ª Fase
Angola - 109-66 - Ruanda
Angola - 100-44 - Cabo Verde
Angola - 108-58 - Marrocos

Quartos de Final
Angola - 78-51 - RCA

Meia Final
Angola - 93-60 - Cabo Verde

Final
Camarões – 72-86 - Angola



classificação


classificacao




palmarés



tabela 1

tabela 2

tabela 3



NB:
RCA – República Centro-Africana


a Selecção Angolana »»»

Historial da Selecção Angolana »»»

a Selecção de Cabo Verde »»»

a Selecção de Moçambique »»»



admário costa lindo

21 de agosto de 2007

Quando os professores são assim...



Quando os professores são assim...
em França...
no "país" que se diz "das Luzes"...
é razão para desconfiar dos fabricantes das Lâmpadas!




Paris, 21 Ago (Lusa) - Um professor foi condenado hoje a um mês de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento de dois mil euros, por ter proferido insultos racistas a um jovem aluno francês de origem angolana.

De acordo com a acusação que deu origem à sentença decretada hoje pelo Tribunal Correcional de Epinal, o professor, de 52 anos, insultou repetidamente, na aula, o aluno, de 17 anos, com palavras como "és negro, roubas", "não toques na minha régua, vais sujá-la" ou "volta para o teu país para comer bananas".

As injúrias ocorreram entre Outubro de 2006 e Março deste ano, tendo sido denunciadas por colegas da vítima e responsáveis do estabelecimento onde o homem leccionava.

ER.

Lusa/Fim



PS:
E, já que estamos na Internet, que chega ao ponto mais recôndito do universo, o energúmeno vai ficar a saber o quanto eu gosto de bananas! Ou talvez não... mas alguém lhe dirá que Homens também comem bananas! A julgar pelos plafonds de importação, em França também... mas talvez o dito cujo tenha, para as ditas, outros fins!


admário costa lindo

15 de agosto de 2007

Amorizade

crédito: Vasco/Público




“De longe em longe cabe-nos a sorte de topar com uma pessoa assim, que gosta de nós não apesar dos nossos defeitos mas com eles, num amor simultaneamente desapiedado e fraternal, pureza de cristal de rocha, aurora de Maio, vermelho de Velázquez.”

António Lobo Antunes, de “Memória de Elefante”




4 de agosto de 2007

16 Cavaleiros com as Barbas de Molho

Museus: 16 directores contestam posições de Dalila Rodrigues
3 de Agosto de 2007, 22:13

Famalicão, 03 Ago (LUSA) - Dezasseis directores de museus nacionais subscreveram um abaixo-assinado em que põem em causa declarações e posições de Dalila Rodrigues, a directora do Museu Nacional de Arte Antiga a quem não foi renovada a comissão de serviço, segundo documento a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Dalila Rodrigues “tem, por diversas vezes, passado a imagem pública de que tal ideia (autonomia financeira e gestão dos museus) merecia a concordância de outros directores de museus nacionais, assumindo, de certa forma, uma posição de representação da classe museológica portuguesa, de que ela própria se reconhece o direito de liderar”, diz a determinado passo o documento.

Os subscritores salientam, mais à frente, que Dalila Rodrigues era directora “apenas há três anos” e que nenhum dos 16 directores conferiu “poderes de representação à directora do Museu Nacional de Arte Antiga como porta-voz da classe museológica portuguesa a que igualmente pertencem, nem lhe reconhecem esse papel a que se arroga”.

Na quarta-feira, o director do Instituto dos Museus e Conservação, Manuel Bairrão Oleiro, comunicou à directora do Museu de Arte Antiga, Dalila Rodrigues, que a sua comissão de serviço não seria renovada.

A decisão motivou críticas do CDS/PP e do PSD e a realização de uma vigília de protesto junto ao Museu.

Paulo Henriques, actual director do Museu Nacional do Azulejo, sucederá a 01 de Setembro a Dalila Rodrigues à frente do Museu Nacional de Arte Antiga.

EYM.

Lusa/Fim

in Sapo Notícias



1. Mete-me nojo a tomada de posição de determinadas pessoas quando sentem o chão fugir-lhes debaixo dos pés. Os 16 tomaram agora uma posição mediática, mas não o fizeram das outras “diversas vezes”.

2. Dalila Rodrigues deve consultá-los, aos Senhores, antes de dizer o que pensa.

3. Segundo os 16 Dalila Rodrigues “tem, por diversas vezes, passado a imagem pública de que tal ideia (autonomia financeira e gestão dos museus) merecia a concordância de outros directores de museus nacionais”… E será mentira? Será que "outros directores” são os 16?

4. Dizem os Senhores que nenhum dos 16 directores “conferiu poderes de representação à directora do Museu Nacional de Arte Antiga como porta-voz da classe museológica portuguesa a que igualmente pertencem, nem lhe reconhecem esse papel a que se arroga”. E a eles, quem lhes outorgou poderes ou reconheceu capacidades para contestar as posições de Dalila Rodrigues? Será que os 16 são “a classe museológica portuguesa”?

5. Não conheço pessoalmente Dalila Rodrigues. Escrevo estes apontamentos apenas porque sinto asco pela subserviência.


admário costa lindo

1 de agosto de 2007

A Palanca-negra sobrevive!



Temia-se que a Palanca-negra-gigante, ex-libris nacional, estivesse extinta.

Em 2005 foram apresentadas fotografias deste antílope, endémico de Angola, captadas no Parque Nacional de Cangandala por uma expedição promovida pelo Centro de Estudos de Investigação Científica da Universidade Católica de Angola que contou com uma equipa de pesquisadores sul-africanos, representantes do Governo provincial de Malanje e da Fundação Kissama e o apoio do Fundo das Nações Unidas Para o Desenvolvimento - PNUD.

Mesmo assim os temores continuaram, até há muito pouco tempo.

Finalmente uma manada composta por doze palancas-negras-gigantes foi avistada recentemente por populares da comuna do Luando, município do Kuemba, 273 quilómetros a leste da cidade do Kuito, na província do Bié.

A existência de palancas negras gigantes ficou também provada pelos resultados de análises de DNA realizadas a excrementos e pêlos encontrados na Reserva de Cangandala, cinco dos quais cientificamente comprovados como pertencentes a palancas-negras-gigantes.

A palanca-negra-gigante está incluída no Anexo I da CITES (revisão de 4.03.2007) e na Lista Vermelha 2006 da IUCN, classificada como CR.

admário costa lindo

fonte:
Angop