SEGUIDORES

6 de outubro de 2006

Prémio Nacional de Cultura 2006 - II

O escritor Uanhenga Xitu foi o vencedor da disciplina de Literatura do Prémio Nacional de Cultura e Artes.

Uanhenga Xitu
foto Angop


Para a atribuição deste troféu, o júri do prémio presidido por Fátima Viegas, justificou a escolha de Uanhenga Xitu pela qualidade estético-artística do conjunto das obras do escritor que teve início em 1974 com a publicação do "Meu Discurso".

Nos seus trabalhos, o escritor e o contador tradicional cruzam-se numa recriação escrita da oralidade, que se faz mediante a inserção genealógica e a hibridação textual que é, no fundo, o caminho escolhido para manifestar em termos formais as confluências referidas.

Uanhenga Xitu é o pseudónimo de Agostinho Mendes de Carvalho, nascido aos 29 de Agosto de 1924, em Calomboloca, Icolo e Bengo, província do Bengo.

De sua autoria fazem parte as obras "Meu Discurso", 1974; "Mestre Tamoda", 1974; "Bola com Feitiço", 1974; "Manana", 1974; "Vozes na Sanzala - Kahitu", 1976; "Os Sobreviventes da Máquina Colonial Depõem", 1980; "Os Discursos de Mestra Tamoda", 1984; "O Ministro", 1989; "Cultos Especiais", 1997, "Os Sobreviventes da Máquina Colonial Depõem", reedição 2002.



A Banda Maravilha foi a vencedora da disciplina de Música do Prémio Nacional de Cultura e Artes.

Segundo a presidente do júri, Fátima Viegas, a atribuição do prémio a este grupo tem a ver com a singularidade do seu percurso no contexto da música popular angolana.

Acrescentou que foi realçado durante o período de análise das obras concorrentes, o grau de profissionalização, a evidenciação de renovação e capacidade de diálogo do grupo com outras vertentes estilísticas.

Para a atribuição do troféu, o corpo de jurado socorreu-se ainda ao facto de a sua última obra discográfica "Zungueira" consolidar as qualidades rítmicas do grupo.

A Banda Maravilha, criada em 1993, tem como integrantes Moreira Filho (baixista e vocalista), Chico Santos (percussionista), Marito Furtado (baterista), Carlos Venâncio (guitarra ritmo e solo) e Mikeias (teclista).

O agrupamento tem no mercado três discos, sendo o primeiro "Angola Maravilha", lançado em Julho de 1997, o segundo "Semba Luanda", em Fevereiro de 2001, e o terceiro "Zungueira", em Agosto de 2001.

A obra contém 11 faixas musicais e contou com as participações de músicos brasileiros como Margareth de Menezes, Serginho Trombone, Leu, Goldmen e Demetrio Bizerra, bem como a Banda Desejos.

Produzido pela Rubens Produções, foi masterizado e misturado pela Rádio Vial sem quaisquer custos.



5.10.2006

Sem comentários: