SEGUIDORES

15 de outubro de 2006

1ºs Jogos da Lusofonia






4 Continentes, 1 Língua
Unidos pelo desporto


Terminam hoje os 1ºs Jogos da Lusofonia a decorrer em Macau sob a égide da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).

Estão presentes 760 atletas dos 12 países e regiões da ACOLOP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia (Goa), Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor-Leste, competindo nas modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, futsal, taekwondo, ténis de mesa, voleibol e voleibol de praia.


A ACOLOP foi fundada a 8 de Junho de 2004, em Lisboa, com o objectivo de integrar os países e regiões de língua portuguesa a partir do desporto estando reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional.


“Foi o culminar de um complexo processo de diplomacia desportiva, de aproximação entre povos e culturas, de comunhão de vontades e aspirações, mas foi, sobretudo, a concretização do que muitos consideravam uma utopia. Foi um sinal de vitalidade extraordinário, com impacto indelével no futuro próximo.

Focalizando a génese desta Associação, bastaria enunciar os laços históricos comuns e o elo de ligação traduzido na língua comum e em fenómenos de intersecção cultural seculares, mas a ACOLOP projecta-se bem mais além. Ela propõe-se confrontar alguns dos novos desafios que se colocam ao Olimpismo, à globalização e que caracterizam o movimento evolutivo desportivo em cada um dos países integrantes deste movimento, que transcende a CPLP, ao congregar a Guiné Equatorial e a Região Administrativa Especial de Macau.” (1)

“A realização dos primeiros jogos da ACOLOP em Macau não pode nem deve ser dissociada do elevado empenho de todos e do Governo de Macau em preservar a história singular de encontro de culturas do território bem como de servir como plataforma de ligação entre a República Popular da China e a lusofonia.” (2)

“A nossa ligação e amizade não fica apenas nas trocas comerciais e na cooperação económica e por isso, a área desportiva assume um destaque particular como mais um elo da ligação, como mais uma forma de cooperação e de desenvolvimento da nossa amizade.” (3)


Jogos de 2009 atribuídos a Portugal

A 6.ª Assembleia-geral da ACOLOP, reunida em Macau a 10 do corrente, atribuiu a Portugal a realização dos 2ºs Jogos da Lusofonia, a decorrer em 2009.

A esta assembleia foram também apresentadas as pré-candidaturas da Índia (Estado de Goa) e do Brasil à terceira edição, em 2013.

Admário Costa Lindo

HINO

Não há terra nem há mar
Que consigam separar
Quem fala o idioma
Do coração
Não há tempo nem distância
Que apaguem a fragrância
De uma amizade
Que perdura

Não há credo nem há cor
Que abalem o ardor
Desta grande família
Que mora em todo o mundo
Vamos juntos celebrar
Este encontro singular
Em paz, harmonia
E plena comunhão

Gentes da lusofonia
Espalhem a vossa emoção
E a vossa alegria
Gentes da lusofonia
Partilhem a vossa paixão
E sabedoria

Há sabores e perfumes
E diferença nos costumes
Que trazem mais riqueza
À nossa união
Há no ar uma esperança
Há a fé numa mudança
Que transforme a nossa vida
Em algo bem melhor

Letra e música de Luís Pedro Fonseca



(1)
Comandante Vicente Moura, Presidente da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa.

(2)
Dr. Manuel Silvério, Presidente da Comissão Organizadora dos Primeiros Jogos dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa.

(3)
Dr. Edmund Ho, Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China.

Sem comentários: