Caros amigos,
o AngolaHaria está em remodelação.
Poderá ser necessário limitar o acesso por curtos períodos.
Isto porque:
A rede de blogs AngolaHaria, perto de completar 5 anos de existência, tornou-se uma estrutura pesada e arcaica. É, pois, hora de mudança.
A mudança versará dois níveis principais: aspecto e articulação dos conteúdos.
Para muitos dos meus leitores, que disso me deram testemunho, o AngolaHaria tornou-se já uma referência no que à divulgação da cultura angolana diz respeito.
Por tal motivo nada se perderá, porque:
1. Passará a existir um ARQUIVO VIVO, onde se guardarão os textos que, mudando de sítio, poderão ser colocados online a qualquer momento;
2. um ARQUIVO MORTO para onde irão os textos simplistas, sem grande conteúdo, como as notas apenas informativas;
- de qualquer destes arquivos serão fornecidos, a quem o solicitar, os conteúdos tal como foram publicados originalmente;
3. um ARQUIVO HISTÓRICO, online, com o título “eBiblos AngolaHaria” que entrará em funcionamento brevemente. Este arquivo será uma espécie de Editora da rede e publicará, em forma de e-book (em PDF) artigos já completos e com mais de 1 ano de existência; o artigo assim publicado será apagado na sua origem; no e-book serão colocadas as referências identificativas originais. Aqui também serão publicados inéditos, havendo um já em fase de programação. Salvaguardo , no entanto, que os livros referentes a artigos do arquivo histórico serão sempre de descarga grátis. Alguns dos inéditos, no entanto, poderão ser passíveis de pagamento.
Tudo isto vai servir para tornar o AngolaHaria mais simples e directo; obviamente, muitas das actuais páginas desaparecerão, serão integradas noutras ou publicadas no Arquivo Histórico. P.e.
ARTES:
Dos artistas actualmente publicados em páginas individuais serão editados e-books, tanto mais que quase todos eles possuem hoje blogs e sítios próprios; as únicas excepções serão as minhas páginas de Pintura e Fotografia que, futuramente, serão integradas em uma única.
LITERATURA:
Toda a Literatura será integrada numa única página, a “LiterHaria”; com isto desaparecerá a divisão entre autores consagrados e amadores ou não consagrados; um dos ícones do AngolaHaria, a página “Poíesis”, no entanto, não morrerá – os poetas continuarão a ter o seu espaço no “LiterHaria” mas, tudo o que está publicado na página de Poesia será editado em e-books (precisamente na colecção Poiesis), vários por ordem alfabética de autores; para o LiterHaria apenas irão os novos poemas a publicar a partir de agora. Os e-books da “Poíesis” (como outros arquivos) serão publicados após revisão efectuada pelos autores de cada volume: nessa altura todos serão convidados a acrescentar, caso o queiram, um determinado número de poemas “novos”, em número a definir; qualquer autor terá o direito de declinar a publicação e nesse caso o seu nome e os seus poemas desaparecerão do arquivo histórico.
DICIONÁRIO:
O dicionário “Mulonga, a Palavra” desaparecerá porque o seu objectivo está cumprido; esta página nasceu como ensaio para o verdadeiro dicionário que estou a preparar para edição em papel; todo o conteúdo actual, embora precário tendo em vista o resultado final, passará para e-book. Por tal motivo, depois da sua publicação serão removidas todas as hiperligações existentes nos textos do AngolaHaria.
Como podem verificar trata-se de uma tarefa gigantesca que não será completada este ano, porque as mudanças serão paulatinas e previamente estudadas. No entanto, como já referi, nada se perderá.
Para qualquer dúvida ou pedido de arquivo basta enviar uma mensagem para
Até lá peço-vos apenas um pouco de paciência e agradeço antecipadamente a vossa benevolência.
Kandando grande do
admário costa lindo
2 comentários:
Do que vi e fiquei a sabber que está paraa vir, gostei. tenho pena que desapareçam os links para o dicionário... Fico à espera e vou espreitando.
kandando da
Ju
Gostei muito deste novo aspecto e parece bem organizada a distribuição de conteúdos.
Bom trabalho.
Bjs
Enviar um comentário