SEGUIDORES

11 de junho de 2008

Portugal 3-1 Rep. Checa


[imagem retirada de http://noticias.sapo.pt/desporto/]



Portugal havia derrotado a Turquia, na 1ª Jornada (Grupo “A”) do Euro’2008, por 2-0. Hoje foi a vez da República Checa. É isto, Sr. Pinto Ribeiro, Ministro, o que ajuda “a afirmar a língua portuguesa no mundo”. Não o acordo ortográfico. (1)

Não obstante (agora dirijo-me aos jogadores das Selecções Nacionais, mas o “recado” também serve para os governantes e outros homens de Estado), não é o suficiente.

É bom que todos os angolanos, brasileiros, cabo-verdianos, guineenses, macaenses, moçambicanos, portugueses, santomenses e timorenses, nos areópagos mundiais, seja numa cimeira da ONU ou no rescaldo de um jogo de futebol, se exprimam em português. (2)

Eu sei que existe a tentação, nesses momentos, de mostrarmos que falamos (a verdade é que na maior parte das vezes apenas “arranhamos” ) o alemão, o castelhano, o francês ou o inglês.

Porém o entendimento não se faz com subserviência. Quando nós temos disso necessidade arranjamos intérpretes. Por que não o contrário?

São vocês, as figuras públicas internacionais, o melhor veículo de afirmação da língua portuguesa.

Nesses momentos a nossa Pátria deverá ser a mesma de Fernando Pessoa: “a Língua Portuguesa”! Esse é o instrumento do nosso entendimento.


admário costa lindo


(1) O Estado da Nação II.
(2) E penso que os Galegos devem proceder de igual modo: os filhos do Galaico-Português nada devem a Castela! Sem desprimor para Espanha.

Sem comentários: