SEGUIDORES

25 de julho de 2006

Mário Tendinha.Bio





MÁRIO TENDINHA


Nascido em Maio de 1950, na cidade do Namibe.

Oriundo de uma família de algarvios que chega ao Namibe em 1890, sempre teve o mar, as pescas, o deserto, o povo cuvale, como referencias naturais marcantes na sua vida.
Começa a desenhar e pintar aos 18 anos, muito influenciado pelas correntes modernas da época, a musica, os hippies e os movimentos sociais.

O surrealismo marca desde logo e para sempre o seu trabalho, ao tomar contacto com as obras dos grandes mestres, Picasso, Dali, Miro, Ernst, Klee e tantos outros.

A banda desenhada, uma das suas paixões desde a infância, deixa marcas no seu trabalho inicial que se traduz pelas técnicas e suportes então utilizados, o papel, o guache e aguarela, a tinta-da-china.

Já no Bié e casado, onde estava a cumprir o serviço militar, desenvolve uma grande produção e prepara a sua primeira exposição individual que se realiza no Huambo.

Depois novos trabalhos e exposições e sobretudo a sua ligação a fundação da Oficina d’Arte, no Lubango, em conjunto com outros artistas locais, que culmina com uma grande exposição colectiva que reúne obras de artistas de todo o pais em 1974 na cidade do Lubango. A Oficina d’Arte funcionava no antigo Palácio do Governo, era um espaço cedido pela Câmara Municipal do Lubango, onde os artistas em geral se reuniam, pintavam, faziam suas tertúlias literárias, se lia poesia e se ensaiavam peças de teatro, conversavam e partilhavam o seu trabalho, livremente.

Depois da invasão sul-africana e a sua casa e estúdio terem sido completamente vandalizados, deixou de pintar.

Esteve ligado ao movimento sindical angolano, militou no MPLA, e foi gestor de empresas, funções que ainda hoje exerce.

Apenas em 2002, depois de 25 anos sem pintar, para alem de uns “bonecos” que ia fazendo esporadicamente, depois de 28 anos sem expor, motivado e incentivado pelos pintores angolanos, António Ole, seu amigo de infância, e Isabel Batista e sobretudo pela sua mulher, volta a expor e retoma a sua actividade nas artes plásticas.





Exposições Individuais


1972 – Biblioteca Municipal – Huambo – Angola
1973 – CITA – Luanda – Angola
2003 – “...la para o Sul” – Galeria Cenarius – Luanda – Angola
2004 – “Partilhar” (I) – Casa das Artes – Famalicão – Portugal
2004 – “Partilhar” (II) – Centro Cultural do Instituto Camões – Luanda – Angola

Exposições Colectivas


1974 – Oficina d’Arte – Lubango – Angola


Mário Tendinha no »»» ArtHaria

série Anos 70/80
Ébrio * Incitamento * Madrugada * Queda

série Desenhos
Depapoproar * Engraxador * Fodido e mal pago * Kianda * Let's go * Pastuuss

série ...dos ogros...do fantástico...
Ekisi * Tcazangombe

série Lá para o Sul
Caçador da Paz * Caçadores * Carroça cheia de nada * Expectativa * Kianda no Mussulo * Lá para o sul * No sul os pastores * Ongombes nossos no Sul * Quitandeira com filha às costas no mercado * Velas ao Vento no Mussulo

série Obras do baú do atelier
Fetiche * Mukaia com lenha e lenço azul * Namoro na ilha de Moçambique * Peixe Papagaio

série Partilhar
Bué de Bocas * Carapaué * Carmina Miranda * Fado I * Fado II * Ginvuluvulu * Hepi ou o pastor de poucos bois * Herdeiros do Sol * Homo Urbanus * Nampingo's * Pensamento muinto * Rebita

»»» há muito mais no sítio do Mário

1 comentário:

Anónimo disse...

Sinceramente, achava que este senhor, com o passar dos anos aprendesse a pintar. Nunca vi coisa mais horrivel. Tenha dÓ!