SEGUIDORES

3 de março de 2006

Carnaval no Bengo

Rainha Nzinga Mbandi vence Entrudo do Bengo

Pedro Bica, em Caxito

O grupo carnavalesco Rainha Nzinga Mbande é o vencedor do desfile provincial do Bengo, da categoria de adultos, da edição 2006 do Carnaval, ao totalizar 258,5 pontos.
Em segundo lugar ficou o grupo União Jovens Independentes do Kingungo, com 216,5 pontos, sendo o terceiro lugar ocupado pelo Maringa da Caboxa, com 196 pontos.
O acto, que decorreu no largo das Ingabas, contou com a participação de apenas seis grupos e um bloco de animação denominado "Faixa Branca".
De acordo com o chefe do departamento de Acção Cultural do Bengo, João António, o primeiro classificado vai receber 200 mil kwanzas, enquanto que o segundo e terceiro classificados receberão 150 e 100 mil kwanzas, respectivamente.
Uma das grandes inovações introduzidas na presente edição do Carnaval no Bengo foi a gravação das músicas dos grupos concorrentes. Para o coreógrafo Domingos Nguizane, que presidiu o corpo de jurados, os critérios da atribuição dos prémios envolveram a dança, indumentária, coreografia e a mensagem das músicas. O coreógrafo chamou atenção aos responsáveis dos grupos carnavalescos para a importância cultural que representam os passos da dança tradicional. De acordo com Domingos Nguizane, a música deve reflectir-se na cadência rítmica do estilo da dança, bem como a capacidade da teatralização de cada momento

Jornal de Angola, 2.03.2006

2 comentários:

Anónimo disse...

eu so do bengo e nao gosto do carnaval. porque sao gatunos.manucho

Anónimo disse...

nao aposta nos grupo .roubam o dinheiro.para entregarem os premios e um problema,a cultura no bengo em cim e uma miseria.manucho