SEGUIDORES

17 de março de 2008

Domínio Público

Dominio Publico


È um dos meus Portais favoritos.

Um sítio onde se pode encontrar de tudo o que é do domínio público (que não está dependente de direitos de autor) desde a Arte à Literatura, da História às Novas Tecnologias aplicadas ao ensino.

Se queres mulheres nuas, não tem. Se queres piadas de caserna, também não tem. Mas se queres Camões, Machado de Assis ou Fernando Pessoa, tem muito. Se queres Shakespeare, Sófocles ou Lorca, também tem muito.

O portal “Domínio Público" foi lançado em Novembro de 2004 pelo Ministério da Educação do Brasil e “propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.”

(in Missão do Portal)

Obras dos autores citados e muitos outros podem ser descarregadas de borla. O acervo é enorme.

Não obstante a notícia chegou... aterradora. O portal está em vias de ser encerrado por não ser usado com a dimensão que o projecto requer.

É isto que nós, internautas da cultura, queremos?

admário costa lindo


nota:
para aceder ao portal clica no logótipo.

3 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

É alarme falso, prezado Admário Costa Lindo. Felizmente. Queira confirmar nesta página do Ministério da Educação do Brasil, que é o responsável pelo portal.

Que este seu alarme sirva ao menos para que nos lembremos da existência de tão precioso portal. É que há tanta coisa na Internet, que facilmente nos esquecemos daquilo que nela há de melhor.

A acrescentar à lista dos Favoritos com a máxima urgência.

Unknown disse...

É verdade, amigo Denudado.
Pouco depois de ter publicado a mensagem, verifiquei que o alarme, que me chegou via email, já estava ultrapassado.
Deixei que continuasse a soar.
Nunca é demais alertar as consciências.
É, realmente, imprescindível nos Favoritos. Há ali obras de valor inquestionável. E muitas!

ALIM disse...

Caro admário Costa Lindo,

Quero deixar-lhe uma mensagem de apreço não apenas por me ter dado a conhecer "Domínio Público" mas também e principalmente pela rica informação constante nos seus Blogs.

Obrigada!